A “confiança do produtor agrícola” caiu 2,2 pontos no terceiro trimestre, influenciada novamente pelos produtores de cana-de-açúcar e laranja. Assim como no trimestre anterior, no sentido oposto, a melhora da “confiança do produtor pecuário” ajudou a amenizar a queda do indicador geral do “produtor agropecuário”.
A preocupação com a “situação da economia brasileira” foi novamente o item que mais influenciou o resultado para baixo, principalmente para os produtores de laranja e cana-de-açúcar (para estes produtores, a avaliação sobre a situação atual caiu pela primeira vez abaixo de 30 pontos).
A forte queda das cotações internacionais dos grãos, registrada ao longo do terceiro trimestre, foi em parte amenizada pela alta do dólar. Com isso, é interessante observar que, quando se analisa a “situação atual”, os produtores de todas as culturas praticamente mantiveram as percepções em relação ao item “preço” na comparação com o trimestre anterior. O grande impacto ocorreu sobre as “perspectivas de preço”, com os produtores de grãos se mostrando mais pessimistas inclusive que os de laranja e cana-de-açúcar.
Para os produtores de grãos, essa perspectiva negativa em relação aos “preços” foi compensada pelo item “produtividade”, já que se mostraram extremamente otimistas em relação à safra 2014/15. Vale ressaltar que o período deste levantamento foi concentrado no mês de setembro, antes, portanto, dos problemas climáticos que atrasaram o plantio da soja em praticamente todas as regiões produtoras do Brasil.
Os produtores de grãos e café continuam otimistas em relação à “confiança no setor”. Merece destaque também a melhora da avaliação dos produtores (todas as culturas) em relação à “oferta de crédito”, o que também ajudou a amenizar a queda do índice geral.